Você acessa uma loja online e encontra uma página com pouco contraste, fontes difíceis de ler e com leitura pouco intuitiva. Sinceramente, você compraria deste vendedor?
Segundo dados publicados pela Adobe, pelo menos 38% dos usuários param de interagir com o site se o conteúdo ou layout não forem atraentes, enquanto 48% dos usuários citam o design de um site como fator decisivo de credibilidade do negócio.
Vamos aprofundar neste assunto? Continue a leitura para conhecer alguns fundamentos de design que podem aumentar a conversão da sua loja virtual.
Princípios de design de alta conversão
Simplicidade e Clareza
Quanto mais simples e objetivas forem as informações do seu site, melhor será a usabilidade, principalmente para usuários que interagem com a sua loja pela primeira vez.
Um design limpo e uma interface clara reduz o esforço para processar informações, facilitando uma busca ágil e livre de distrações.
Um layout eficiente não apenas facilita a interação, mas também promove uma imagem positiva da marca, incentivando o usuário a permanecer mais tempo na página, além de imprimir confiabilidade e profissionalismo no seu site.
Hierarquia Visual
Um design eficiente não é apenas bonito; ele também deve ser funcional. Os elementos visuais da loja online, incluindo textos, imagens e botões, devem guiar a navegação e garantir uma boa experiência.
Existe uma série de boas práticas que podem otimizar a hierarquia visual da sua loja, incluindo:
- Tamanho e escala: elementos maiores são vistos primeiro, use esse conceito para destacar títulos e CTAs.
- Contraste e cor: cores vivas ou de alto contraste em itens importantes captam mais atenção.
- Posicionamento: coloque elementos importantes no topo ou áreas focais, como o centro ou cantos superiores.
- Espaçamento e agrupamento: mantenha elementos relacionados juntos e separe categorias distintas com espaçamento claro, facilitando a leitura visual.
Essas boas práticas não só melhoram a usabilidade do site, como também aumentam o potencial de venda da sua loja.
Testes de usabilidade: Teste A/B
Qual versão do seu site funciona melhor para seus usuários? Você pode solucionar essa questão realizando um teste A/B da sua landing page.
Como funciona: crie duas versões da página, mudando a copy ou posicionamento de elementos, por exemplo, e veja qual alternativa performa melhor com seus usuários.
Elementos de design que impulsionam as conversões
Botões de ação (CTAs)
Para botões de chamada para ação (CTAs) eficientes, use cores vivas e de alto contraste para que se destaquem. Escolha textos claros e motivadores, como “Adicionar ao Carrinho” ou "Comprar", e posicione em pontos estratégicos para garantir fácil acesso e visibilidade.
Considere que os botões devem ser grandes o suficiente para cliques fáceis, especialmente em dispositivos móveis, mas sem sobrecarregar o visual da página.
Imagens com alta resolução
Imagens de alta resolução, especialmente de produtos, tem potencial para influenciar a decisão de compra. Elas permitem que os clientes examinem minúcias como texturas e cores verdadeiras, reduzindo incertezas e estimulando a confiança no produto.
Priorize fotos claras e nítidas, pois atraem a atenção e conferem profissionalismo e credibilidade à sua loja. Mostre os detalhes do produto, garantindo aquela sensação de proximidade do produto, alinhando expectativas da compra.
Navegação intuitiva
Foque em organizar as informações do site com clareza. Uma estrutura bem pensada ajuda os clientes a encontrar rapidamente o que procuram, reduzindo frustrações e melhorando as taxas de conversão. Categorias bem definidas e filtros eficientes ajudam a localizar produtos rapidamente, permitindo uma jornada de compra mais fluída e satisfatória.
Fortes tendências em design para e-commerce
Design Responsivo
Falando em experiência do usuário, sempre considere que a maioria dos acessos serão realizados a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones; sem desconsiderar a parcela que utiliza o formato desktop (computadores e notebooks).
Pensando nisso, é importante que a sua loja virtual seja planejada para entregar responsividade - a habilidade de se adaptar a diferentes formatos de telas.
A grande inovação do editor de temas intuitivo da LPQV é que você pode visualizar a versão desktop e mobile da sua loja virtual, em tempo real, observando o comportamento e apresentação de cada elemento escolhido.
Acessibilidade e Inclusão Digital
Não adianta escolher uma fonte estilizada e cores vibrantes se a combinação dificultar a leitura. Todos os usuários precisam identificar facilmente qual é o título, nome e ficha técnica do produto, além de identificar preço e botão de compra facilmente.
Uma dica útil é utilizar aplicativos como o Colour Contrast Checker para avaliar o nível de contraste e legibilidade das cores e fontes usadas na sua loja, melhorando a experiência até para usuários com algum grau de daltonismo.
Explore textos alternativos em imagens e forneça descrições detalhadas de produtos, permitindo que usuários com deficiência visual acessem a oferta com ferramentas de audiodescrição.
Temas grátis e personalizáveis para máxima conversão
Na LPQV, oferecemos uma ampla seleção de temas altamente conversíveis e completamente personalizáveis, desenvolvidos com base em princípios sólidos de design e estudos aprofundados de marketing digital.
Nossos temas são flexíveis e adaptáveis a qualquer segmento de mercado. Personalize desde imagens e títulos até as cores dos botões e ícones de sua loja virtual, alinhando tudo à identidade visual da sua marca.
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